top of page

MENSAGEM DA SEMANA

Pr. MAURÍCIO DE SOUZA

02.02.2025

Vencendo as Tentações

1 Então foi conduzido Jesus pelo Espírito ao deserto, para ser tentado pelo diabo.

2 E, tendo jejuado quarenta dias e quarenta noites, depois teve fome;

3 E, chegando-se a ele o tentador, disse: Se tu és o Filho de Deus, manda que estas pedras se tornem em pães.

4 Ele, porém, respondendo, disse: Está escrito: Nem só de pão viverá o homem, mas de toda a palavra que sai da boca de Deus.

5 Então o diabo o transportou à cidade santa, e colocou-o sobre o pináculo do templo,

6 E disse-lhe: Se tu és o Filho de Deus, lança-te de aqui abaixo; porque está escrito: Que aos seus anjos dará ordens a teu respeito, E tomar-te-ão nas mãos, Para que nunca tropeces com o teu pé em alguma pedra.

7 Disse-lhe Jesus: Também está escrito: Não tentarás o Senhor teu Deus.

8 Novamente o transportou o diabo a um monte muito alto; e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.

9 E disse-lhe: Tudo isto te darei se, prostrado, me adorares.

10 Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor teu Deus adorarás, e só a ele servirás.

11 Então o diabo o deixou; e, eis que chegaram os anjos, e o serviam.

(Mateus 4:1-11)

 

Outras referências: Marcos 1:12,13 e Lucas 4:1-13

 

 

Quando oramos o Pai Nosso, no verso 13 aprendemos a pedir à Deus que Ele não nos deixe ir à tentação, mas Jesus no início de seu ministério messiânico foi levado pelo Espírito Santo ao deserto para ser tentado.

Mas essa tentação mais do que fazer Jesus pecar ou prová-lo, quando observamos com mais cuidado a condução de Jesus ao deserto era uma demonstração. Demonstração das áreas onde somos seduzidos e caímos em pecado.

Em Efésios 6:11-18 encontramos o apóstolo Paulo falando de quem é nosso verdadeiro inimigo e onde ele batalha contra a vontade Deus. Mas além da batalha espiritual nas regiões celestiais, também há uma batalha por nossa vontade. Uma batalha que tenta influenciar nosso livre arbítrio.

 

A Batalha do desejo físico

Em I Coríntios 6:9-10 e em Apocalipse 22:14-15 encontramos listados ações pecaminosas que nos impedem de entrar nos céus, diz a palavra de Deus que:

 

Não vos enganeis: nem impuros, nem idólatras, nem adúlteros, nem efeminados, nem sodomitas, nem ladrões, nem avarentos, nem bêbados, nem maldizentes, nem roubadores herdarão o reino de Deus. (I Coríntios 6:9-10)

 

 Do lado de fora da cidade ficam os cães: os feiticeiros, os sexualmente impuros, os assassinos, os adoradores de ídolos e todos que gostam de praticar a mentira. (Apocalipse 22:14-15)

 

Fora essas duas passagens existem outras que nos alertam sobre os chamados pecados da carne. Então como vencemos o desejo pecaminoso da carne?

A resposta é simples. Fortalecendo o Espírito que há nós. Muitos cristãos acham que precisam fortalecer o próprio espírito, mas isso é uma ilusão. Nós, por nós mesmos nada conseguimos fazer. O segredo é submeter-se cada vez mais ao Espírito de Deus, então n’Ele estaremos fortalecidos. Como está escrito em Gálatas 5:16-25:

 

16 Digo, porém: andai no Espírito e jamais satisfareis à concupiscência da carne.

17 Porque a carne milita contra o Espírito, e o Espírito, contra a carne, porque são opostos entre si; para que não façais o que, porventura, seja do vosso querer.

18 Mas, se sois guiados pelo Espírito, não estais sob a lei.

19 Ora, as obras da carne são conhecidas e são: prostituição, impureza, lascívia,

20 idolatria, feitiçarias, inimizades, porfias, ciúmes, iras, discórdias, dissensões, facções,

21 invejas, bebedices, glutonarias e coisas semelhantes a estas, a respeito das quais eu vos declaro, como já, outrora, vos preveni, que não herdarão o reino de Deus os que tais coisas praticam.

22 Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade,

23 mansidão, domínio próprio. Contra estas coisas não há lei.

24 E os que são de Cristo Jesus crucificaram a carne, com as suas paixões e concupiscências.

25 Se vivemos no Espírito, andemos também no Espírito.


 

A Batalha da Religiosidade

Quando Jesus respondeu com a primeira tentação com a Palavra de Deus, Satanás então o tentou com base na palavra. E por que Satanás fez isso? Porque apesar de palavra de Deus ser perfeita, boa, viva e eficaz, (Hebreus 4:12) para que ela seja perfeitamente entendida é preciso que o Espírito de Deus nos ensine-a. Por isso Jesus impôs as mãos sobre os discípulos antes de ascender aos céus de forma que eles tivessem a compreensão do que estava escrito. (Lucas 24:25) Por isso Nicodemos, mesmo sendo mestre da lei, não entendia o que Jesus dizia, porque não tinha a verdadeira compreensão da Palavra. (João 3:1-12)

Mas atualmente nas igrejas o que se vê é uma grande confusão sobre o que é certo e errado, pecado ou não. Esse tem sido um campo fértil para Satanás trabalhar, então se vê as mais diversas interpretações da Palavra de Deus. E se você olhar com cuidado essas interpretações sempre têm como fim permitir um comportamento que Deus proíbe.

E poucos são os que creem que isso é um sinal de que a volta de Jesus está chegando, mas o Apóstolo Paulo faz o alerta em I Timóteo 4:1-7,

 

1 Ora, o Espírito afirma expressamente que, nos últimos tempos, alguns apostatarão da fé, por obedecerem a espíritos enganadores e a ensinos de demônios,

2 pela hipocrisia dos que falam mentiras e que têm cauterizada a própria consciência,

3 que proíbem o casamento e exigem abstinência de alimentos que Deus criou para serem recebidos, com ações de graças, pelos fiéis e por quantos conhecem plenamente a verdade;

4 pois tudo que Deus criou é bom, e, recebido com ações de graças, nada é recusável,

5 porque, pela palavra de Deus e pela oração, é santificado.

6 Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

7 Mas rejeita as fábulas profanas e de velhas caducas.

 

A Batalha do Ego Humano

E a batalha da religiosidade só encontra uma porta por onde entrar na mente das pessoas porque muitas das vezes o ego do cristão ainda está cheio de orgulho, soberba e altivez.

O desejo de satisfazer a própria vontade, de parecer uma pessoa bem-sucedida em um mundo pecaminoso e que jaz no maligno, é maior que a desprendimento de esvaziar-se de si mesmo e submeter-se a vontade de Deus. Hoje, em muitas igrejas, o sinônimo de sucesso não é intimidade com o Espírito Santo, mas uma vida financeira abundante.

Alicerçados em 1 Timóteo 6:10, onde o errado é apenas o amor ao dinheiro, não percebem que o versículo continua e na busca do dinheiro o resto fica comprometido. Colocam sua segurança no quanto possuem, e no que esse dinheiro pode realizar.

Também há aqueles que por muito conhecer acham que conhecem a mente do Senhor, e se esquecem do que diz o profeta Isaías: "Quem guiou o Espírito do SENHOR? Ou, como seu conselheiro, o ensinou?". (Isaías 40:13-14)

 

"Quem conheceu a mente do Senhor? Ou quem tem sido o seu conselheiro?" (Romanos 11:34-36)

 

"Pois quem conheceu a mente do Senhor, que o possa instruir? Nós, porém, temos a mente de Cristo". (1 Coríntios 2:16)

 

E na sua loucura inventam doutrinas que aos olhos humanos parecem até racionais e santas, mas que não passam de fábulas e doutrinas de demônios.

 

Conclusão

Mas como diz em I Coríntios 10:12-13,

 

“aquele, pois, que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos proverá livramento, de sorte que a possais suportar.”

 

Então, assim como Jesus um dia suportou e depois encontrou a alívio de Deus, que estejamos sempre atentos as ciladas que buscam nos desviar dos caminhos de Deus. Sempre orando, jejuando e aprendendo do Espírito de Deus a sua palavra.

SOBRE NÓS

Pregando o evangelho de Jesus Cristo através de atos e não apenas palavras, buscamos cumprir o ide e o amar o próximo. Ajudando a quem mais precisa com amor, ensino e serviços de apoio social.

LOCALIZAÇÃO

Rua Severiano Nunes 168, Aleixo

Manaus - Am

info@maiscristo.org

CONECTE-SE NEWSLETTER
  • Grey Twitter Icon
  • Grey Facebook Icon

© 2016 por Igreja Batista MAIS CRISTO.

bottom of page